Quando Josué foi nomeado para continuar a missão de Moisés, enfrentou o maior desafio de sua vida: levar os israelitas à Terra Prometida. A responsabilidade era enorme, e a ordem estabelecida do Senhor era "Seja forte e corajoso". Podemos inferir que, provavelmente, Josué não se sentia à altura da tarefa.
Em um momento ou outro, todos nós enfrentamos desafios que parecem intransponíveis. A questão é: como vamos vencer as barreiras? Algumas pessoas tentam seguir o seu caminho empurrando ou manipulando as circunstâncias, enquanto outros são confusos, frustrados e desistem. Mas o Senhor quer que confiemos nele para superar qualquer obstáculo.
Cada obstáculo que se interpõe entre nós e o propósito de Deus, estão sujeitos ao poder sobrenatural. Estaria a maioria de nós disposta a reconhecer que nada é impossível para o Senhor? Mas o medo e a preocupação revelam as nossas dúvidas. Centramo-nos no problema, deixamos que ele cresça e bloqueamos nossa visão para o Deus Todo-Poderoso.
Ciente da dificuldade da tarefa de Josué, o Senhor disse que ele teria sucesso em sua missão. A responsabilidade de Deus era eliminar qualquer obstáculo que se interpunha entre os israelitas e a terra que lhes havia prometido. A tarefa de Josué era acreditar no Senhor e obedecer cuidadosamente todos os seus mandamentos. Os obstáculos são, de alguma forma, lições para fortalecer a nossa fé. Quando estamos desorientados e não sabemos como resolver uma situação, não devemos seguir derrotados, perdendo nossa bênção. Ele quer nos ensinar a confiança, a obediência e a coragem. Acredite. Ele sempre cumpre suas promessas.
“Reconhece-o em todos
os teus caminhos e Ele endireitará as tuas veredas”
(Provérbios 3: 6)
Por um momento olhe para dentro de seu coração
e se pergunte: a minha relação com Deus é de medo ou de plena confiança? O que
tenho feito para me aproximar mais do Pai? Ou, pelo contrário, tenho me
afastado por achar que Ele me abandonou nas horas mais difíceis? Ou ainda vivo
uma vida de aparências, deixando a lamúria e o conformismo serem meu cartão de
visitas?
Não! Deus jamais nos abandonaria,
pois somos teus filhos amados e Ele nos quer bem e felizes. Antes mesmo de
nascermos Ele já nos conhecia e nos amava e, queria o melhor para nossas vidas.
Mas por incredulidade ou pela fraqueza nós é que, no decorrer da vida, fechamos
nossos olhos para as coisas do Pai e deixamos o pecado tomar conta dos nossos
caminhos. Com isso tornamo-nos incapazes de reconhecer a luz da verdade e,
tomados pelo sentimento de vazio somos levados cada vez mais para o fundo do
poço. Assim, com os olhos e o coração fechado para a benignidade do Pai,
buscamos a saída em coisas que nos deixarão cada vez mais perdidos.
Mas Deus, que é fonte de bondade
e misericórdia está no mesmo lugar, de braços abertos prontos a receber teus
filhos de volta. Para isso é necessário abrir o nosso coração e remover tudo
aquilo que nos impede de ter uma relação de proximidade com o Pai. Temos que
receber a Palavra como fonte poderosa de transformação em nossas vidas. Ou seja, quando fazemos a nossa parte, Deus
assume e faz a parte dele: Ele direciona os nossos passos! Basta confiarmos!
“... os teus ouvidos
ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele.”
(Isaías 30: 21).
Deus, meu Pai,
faça-me seguir o caminho segundo a tua vontade, que eu viva a minha vida em
tuas promessas e que eu permaneça nelas. Reconheço meu pecado e recebo teu
Filho, Jesus Cristo, em meu coração contrito, agradecendo - te a morte dele na
cruz por minhas iniquidades. Obrigada, Pai por me receber de volta em teus
braços, preenchendo-me com tua luz e fortaleza.
Tantas vezes ao dia – todos os dias -, nos pegamos nos lamentando sobre as coisas mais fúteis e fazendo delas as piores coisas do mundo... Eu faço isso. Admito. Admitam vocês também.
Reclamamos do nosso trabalho, do nosso chefe, dos nossos colegas de trabalho. Reclamamos do salário. Reclamos da chuva, do calor, do frio.
Há os que amaldiçoam a vida porque não nasceram ricos (juro que conheço pessoas assim), os que têm inveja do dinheiro, da vida, da sorte, da família dos outros (sim, conheço pessoas assim também).
Eu já me cansei de ler matérias sobre meninas adolescentes que se entregam à bulimia, ao alcoolismo, às drogas e ao suicídio só porque querem ter o corpo perfeito e não conseguem. O que é o corpo perfeito? Não é um corpo saudável?
Meninos que se rebelam e se entregam a toda sorte de vícios porque não se sentem amados pelos pais. Ao invés de conversar e dizerem o que sentem, os enfrenta e desobedecem, simplesmente desejando chamar a atenção... Mas do jeito errado.
Hoje não vou falar de Deus, do seu amor, de seus planos.
Hoje eu quero falar de nós. De mim e de você. Porque se nós não dermos o primeiro impulso de sair do fundo do poço, Deus nada pode fazer. Não porque Ele não tenha o poder pra isso, mas porque não encontra em nós a vontade. E nosso Pai respeita muito a nossa vontade.
Tantas pessoas se acham as mais desafortunadas por motivos tão fúteis! Têm raiva da vida porque queriam passar a vida viajando e aproveitando tudo, sem precisar trabalhar. Têm raiva da vida porque nasceram negros, ruivos ou pobres. Têm inveja das pessoas que são bem sucedidas... têm raiva, mas não fazem nada para seguir o exemplo dos que trabalharam duro pra conseguir o que têm. Não querem o esforço de galgar os degraus, querem simplesmente cair lá em cima de paraquedas e pronto!
Temos inveja dos nossos irmãos, dos nossos vizinhos. Maldizemos a vida porque as pessoas têm o que nós não temos, mas também não fazemos nada para consegui-las. Queremos tudo de mão beijada.
Banalizamos a vida e cometemos suicídio porque desanimamos no meio do caminho e é mais fácil sucumbir à autopiedade do que levantar e seguir em frente.
Vamos olhar pras nossas vidas... e vamos ver o que temos. E ser gratos por isso. Vamos olhar pra vida e ver que não devemos desistir, porque lá na frente haverá uma luz à nossa espera.
Não deixem este blog sem verem o vídeo abaixo.
Deus seja com todos.
Judite
___________________________________
Nicholas James Vujicic(Melbourne,4 de dezembrode1982) é umpregadore palestrante motivacional e diretor daLife Without Limbs. Nascido sem pernas e braços devido a rara síndromeTetra-amelia, Vujicic viveu uma vida de dificuldades e provações ao longo de suainfância. No entanto, ele conseguiu superar essas dificuldades e, aos dezessete anos, iniciou sua própriaorganização sem fins lucrativoschamadaLife Without Limbs(emportuguês:Vida sem Membros). Depois da escola, Vujicic frequentou afaculdadee se formou com uma bidiplomação. Deste ponto em diante, ele começou suas viagens como um palestrante motivacional e sua vida atraiu mais e mais a cobertura da mídia de massa. Atualmente, ele dápalestrasregularmente sobre vários assuntos tais como adeficiência, aesperançae o sentido da vida.
Temos ouvido muitas histórias de pessoas em apuros que, depois de salvas, dizem a todos: "Deus realmente existe, me tirou deste problema".
Eu considero inadequado esse tipo de comentário e, a mim, soa até como falta de conhecimento e de respeito para com o nosso Pai.
Por que eu digo isso? Porque Deus existe e não precisa provar isso a ninguém. Ele não precisa convencer a ninguém de que Ele existe, nós é que devemos procurá-lo. E Ele disse: Eu sou o Senhor teu Deus.
Jesus veio a esta terra para abrir uma porta para o caminho do Reino, mas não empurrou nem obrigou a todos a entrarem por ela, porque essa é uma decisão pessoal.
Meus irmãos,
Que a Palavra de Deus habite em vós abundantemente
e em toda a sabedoria, ensinando e admoestando, com salmos, hinos e cânticos